O que é CRM

O que é CRM?

Mesmo que você nunca tenha usado um CRM antes, provavelmente já ouviu o termo ecoando em seu setor. Você sabe que muitas empresas (incluindo seus concorrentes) estão implementando software de CRM porque economiza tempo e impulsiona as vendas.

Mas o que é software de CRM? E o que isso pode fazer por você?

CRM – ou gerenciamento de relacionamento com o cliente – é um software de negócios que ajuda indivíduos e equipes a maximizar as comunicações com o cliente e os esforços de vendas.

CRM não é simplesmente um catálogo de endereços. Ele capacita sua equipe a construir relacionamentos com mais eficácia e fornecer a melhor experiência ao cliente, desde a avaliação até a compra e muito mais.

No passado, apenas as maiores empresas podiam pagar um software de CRM, e era complicado aprender e implementar. Hoje, empresas de todos os tamanhos têm acesso a opções de software de CRM fáceis de usar e acessíveis .

Neste artigo, explicaremos o valor que o CRM pode agregar ao seu negócio, como saber se seu negócio está pronto para o CRM e o que considerar ao avaliar diferentes produtos de CRM.

O retorno médio do investimento para CRM é de $ 8,71 para cada dólar gasto .

(fonte: Nucleus Research)

 

O que o CRM pode fazer por mim?

Quando sua empresa começou, rastrear clientes por e-mail, catálogos de endereços e planilhas fazia sentido.

Mas agora sua empresa está crescendo – e mais crescimento significa mais oportunidades de mudar a forma como você administra seus negócios. Agora mesmo:

  • As planilhas são difíceis de atualizar, interpretar e manter em sincronia com sua equipe.
  • Informações valiosas sobre o cliente se escondem nas caixas de entrada de seus funcionários.
  • As notas são perdidas ou jogadas fora.
  • A comunicação com o cliente é inconsistente entre seus funcionários.

O verdadeiro problema é que seus dados mais importantes estão espalhados por vários sistemas e pessoas, dificultando o aproveitamento de suas informações e a colaboração nas vendas.

É aqui que o CRM entra em jogo.

“Estávamos rodando em planilhas e isso estava se tornando insustentável.”

Adam K.  Fundador e CEO 

 
Um CRM moderno ajuda você e sua equipe …

1. Consolide todos os seus dados em um local de fácil acesso

O software de CRM centraliza os dados do cliente para que todos na sua empresa possam acessar todas as informações de que precisam em uma plataforma.

Informações de contato
Pesquise endereços de e-mail de clientes, números de telefone, endereços de correspondência, sites e contas de mídia social.

Histórico de comunicação
Rastreie todas as interações por e-mail, ligações, bate-papos online e tíquetes de suporte ao cliente.

Histórico do cliente
Consulte a duração do relacionamento com o cliente, o histórico de compras e como os clientes encontram sua empresa.

74% dos usuários disseram que seu sistema de CRM melhorou o acesso aos dados dos clientes.

(fonte: Conselhos sobre Software )

2. Venda mais, mais rápido

Ter que fazer a entrada manual de dados é um dos maiores assassinos de produtividade para os representantes de vendas. O CRM automatiza muitas dessas tarefas administrativas repetitivas para que sua equipe passe menos tempo digitando e mais tempo vendendo

O CRM também ajuda a construir um processo de vendas padronizado , que fornece à sua equipe um roteiro passo a passo para o fechamento de negócios e ajuda a reduzir a duração dos seus ciclos de vendas.

Com um processo de vendas, você pode …

Melhore constantemente seus métodos de vendas.
Os processos de vendas fornecem os dados de que você precisa para identificar a causa raiz de negócios paralisados, tomar medidas para resolver os problemas e garantir que sua equipe concentre seus esforços nas atividades que geram mais receita.

Preveja com precisão suas vendas
Ter uma noção mais precisa de sua taxa de vitórias permite que os gerentes de vendas prevejam com segurança quantas vendas sua equipe fechará com um determinado número de leads e estabeleça metas realistas de receita.

Obtenha novos contratados rapidamente
Um processo de vendas padronizado torna o treinamento dos representantes de vendas rápido, simples e quase à prova de falhas, mostrando aos vendedores o que eles precisam fazer em cada estágio da venda. Mesmo os vendedores iniciantes podem causar um impacto imediato, uma vez que aprendam as etapas básicas do processo de vendas.

Ofereça uma experiência melhor para o cliente
Quando um representante de vendas leva um cliente em potencial a um estágio de vendas que ele não estava antecipando, isso pode anular o negócio e prejudicar o relacionamento com o comprador. Um processo de vendas garante que os vendedores não avancem a venda até que o comprador esteja pronto para avançar.

“Construímos um processo de vendas incrível em Zoho CRM que nos levou a ter uma taxa de fechamento de cerca de 30% para todos os nossos leads.”

Matthew W.  Gerente de Produto 

 

3. Mantenha o foco em seus clientes

Ao ter acesso a informações sobre o interesse e o comportamento do cliente, seus representantes de vendas podem buscar as oportunidades certas no momento certo ou colaborar com sua equipe de marketing para fornecer conteúdo direcionado e útil para seus clientes em potencial. Vender torna-se uma experiência mais personalizada e focada no cliente.

Os dados de CRM também ajudam a antecipar as necessidades do cliente antes que eles entrem em contato com você, e sua equipe de suporte pode manter seus clientes satisfeitos resolvendo seus problemas assim que surgirem.

47% dos usuários de CRM entrevistados disseram que seu CRM teve um “impacto significativo” na satisfação do cliente.

(fonte: Capterra)

Quem obtém valor do CRM?

Qualquer equipe dentro da sua organização que interage com os clientes pode se beneficiar muito com o uso do CRM, incluindo suas equipes de vendas, marketing, suporte e gerenciamento.

CRM ajuda vendas

Vender
software de CRM mais inteligente permite que os representantes de vendas gerenciem seus negócios e conduzam todas as comunicações de vendas de um local central.  Ao integrar seu CRM com ferramentas de negócios da sua organização -incluindo e-mail, calendário e automação de marketing de software de seus vendedores não precisa perder tempo e esforço de comutação e para trás entre os programas.

O software de CRM também oferece uma visão completa do status de cada negócio em andamento e ajuda os gerentes de vendas a treinar sua equipe, estabelecer cotas e acompanhar o desempenho de cada representante de vendas.

Nunca deixe a bola cair
Com um CRM, você pode automatizar lembretes para que sua equipe alcance os leads no momento certo, para que os clientes em potencial nunca sejam perdidos. Ver as próximas ações para cada negócio remove as suposições e o estresse do dia de um representante de vendas.

Fique por dentro
As plataformas de CRM modernas baseadas em nuvem podem ser acessadas de qualquer dispositivo, o que significa que seus negócios não estão todos presos no escritório. Com o acesso móvel ao CRM e notificações de smartphone, os vendedores não perderão nada importante, seja em um avião, em um local de cliente ou caminhando para uma reunião.

Invista no que está funcionando e pare com o que não está.
Em vez de adivinhar, um gerente de vendas pode rastrear os motivos pelos quais os negócios são ganhos ou perdidos. Ao analisar os padrões de dados de clientes e relatórios de vendas do CRM, os gerentes de vendas podem determinar quais métodos são eficazes e quais precisam ser aprimorados.

24% mais representantes de vendas atingem a cota anual de vendas com acesso móvel ao CRM.

(fonte: Aberdeen Group)

 

CRM ajuda no marketing

Saiba como os clientes em potencial estão encontrando você O
CRM ajuda a rastrear como os clientes em potencial encontram sua empresa – por meio de pesquisas online, feiras de negócios ou campanhas de marketing específicas – para que você possa determinar onde está obtendo o maior retorno sobre seu investimento em marketing.

Ao ter acesso às interações de vendas de sua empresa, sua equipe de marketing pode entender melhor as preocupações e as perguntas mais frequentes de seus clientes potenciais e usar essas informações para criar um conteúdo mais relevante.

Mantenha os clientes engajados Os
CRMs capturam uma grande quantidade de dados valiosos que sua equipe de marketing pode usar para transformar clientes potenciais em clientes e clientes em defensores.

Os CRMs modernos também se integram a várias ferramentas de marketing para que os profissionais de marketing possam criar campanhas eficazes de incentivo ao e-mail, páginas de entrada, formulários e anúncios para manter os clientes em potencial em constante movimento no funil.

Usar um CRM pode reduzir os custos de marketing de uma empresa em 23%.

(fonte: Cloudswave)

 

CRM ajuda o suporte ao cliente

Personalize a experiência do cliente
Saber o histórico de conversas anteriores com cada cliente permite que sua equipe de suporte forneça sempre um excelente atendimento ao cliente. Ao fornecer acesso a anotações e interações detalhadas do cliente, o CRM permite que sua equipe de suporte veja a pessoa por trás de cada tíquete.

Resolva os problemas do cliente com mais rapidez
Tempos de resposta mais rápidos às solicitações de suporte significam uma experiência mais agradável e satisfatória para o cliente. Para que isso aconteça, os dados do cliente precisam estar a um clique de distância.

O CRM vincula informações importantes do cliente – incluindo produtos adquiridos, histórico do cliente e interações anteriores – a cada tíquete de suporte para que você possa resolver os problemas dos clientes de forma mais rápida e eficaz.

Consolide todas as comunicações com o cliente
Além de registrar conversas por e-mail e chamadas telefônicas, o CRM pode ser integrado com ferramentas de chat online para que todos os chats de clientes relacionados ao suporte sejam salvos em seu CRM. Sua equipe de suporte pode revisar esses bate-papos salvos no futuro ou enviar resumos de bate-papo salvos para os clientes depois de concluir as solicitações de serviço.

47% dos usuários de CRM entrevistados disseram que seu CRM teve um impacto significativo na retenção de clientes, e uma porcentagem igual disse que seu CRM teve um impacto significativo na satisfação do cliente.

(fonte: Capterra)

 

CRM ajuda líderes empresariais

Avalie e expanda seus negócios
Ter acesso a dados sobre oportunidades de vendas, tendências e previsões é extremamente importante para a elaboração dos planos de ação imediatos e de longo prazo da sua empresa.

Os líderes de negócios podem usar dados de CRM para identificar quais mercados e produtos são mais lucrativos e avaliar como ajustar a estratégia para atingir seus objetivos.

Otimize o desempenho da equipe Os
CRMs mantêm os líderes de negócios atualizados sobre a saúde de seus negócios e se cada equipe está no caminho certo para atingir as metas do departamento.

Os relatórios de vendas em tempo real podem ajudar a liderança da empresa a identificar ineficiências no processo de vendas, o retorno sobre o investimento para campanhas de marketing e se algum cliente não está recebendo o suporte adequado.

65% das empresas adotam um CRM nos primeiros cinco anos.

(fonte: Capterra )

Estou pronto para um CRM?

As empresas costumam começar sua busca por CRM quando suas comunicações de vendas começam a ficar complicadas – e, a essa altura, já perderam oportunidades e receitas devido à desorganização.

Nosso conselho? Não se deixe chegar a esse ponto. Assim que sua empresa tiver uma equipe de vendas instalada , é hora de procurar um CRM.

Para garantir que você obtenha o máximo valor de seu investimento em CRM, pergunte a si mesmo as três perguntas a seguir antes de se comprometer.

1. Tenho um processo de vendas?

O CRM foi projetado para complementar suas práticas de vendas atuais. Se sua empresa ainda não tem um sistema padronizado para converter leads em clientes, reserve algum tempo para pensar em como sua equipe de vendas gera leads e quais atividades seus representantes realizam para fechá-los. Em seguida, descreva um processo de vendas passo a passo para sua equipe seguir.

Sua equipe de vendas tem um roteiro para o sucesso?

Use nossa planilha de processo de vendas para padronizar seus esforços de vendas mais eficazes e fechar mais negócios.

2. Eu sei o que quero resolver?

Quais problemas relacionados ao cliente precisam ser melhorados em sua empresa? Você luta com o crescimento das vendas, retenção de clientes, vendas incrementais ou satisfação do cliente?

Defina os problemas que você enfrenta ao interagir com seus clientes. Dessa forma, você pode concentrar seus esforços imediatamente na criação de soluções após a migração dos sistemas de sua empresa para o CRM.

“Com o Zoho CRM, conseguimos rastrear melhor nossos contatos, e-mails e cotações, e economizar horas de entrada de dados repetitiva para nossos funcionários!”

Clinton A.  COO

3. Tenho um buy-in completo?

A baixa adoção de usuários é frequentemente citada como o principal motivo para iniciativas de CRM fracassadas , portanto, envolver toda a sua equipe é absolutamente crucial. A liderança da empresa precisa se comprometer com a transição dos dados de negócios para o CRM, e os representantes de vendas e líderes de equipe precisam se comprometer em usá-los de forma consistente e regular.

Para obter adesão total, demonstre exatamente como o CRM agregará valor a cada posição em sua empresa e certifique-se de envolver sua equipe de vendas no processo de decisão; se seus vendedores não gostarem da aparência e do comportamento do CRM, eles não o usarão.

“Gosto que cada membro da minha equipe possa acessar as mesmas informações em vez de ter vários bancos de dados em listas de contatos de e-mail internas.”

Katie P.  Especialista em comunicações de marketing

Como escolho o CRM certo?

Para equipes de vendas de pequenas empresas, alguns benefícios de CRM são interessantes e outros são absolutamente essenciais. Esses oito itens não devem ser negociáveis ​​ao pesquisar soluções de CRM.

1. Ele pode rastrear toda a comunicação da equipe e do cliente?

As interações com seus clientes podem abranger conversas por e-mail, chamadas telefônicas e bate-papos online. Seu CRM deve ser capaz de capturar e centralizar todas as comunicações em um local para que você saiba a próxima ação a ser executada e nunca perca detalhes importantes.

Os melhores CRMs simplificam a inserção de dados do cliente, o acompanhamento das interações do cliente entre as equipes e a localização rápida das informações de que você precisa. Dica profissional: antes de escolher um CRM, confirme se ele pode importar o histórico de comunicação das ferramentas de gerenciamento de contatos que você usa atualmente (ou seja, planilhas ou um CRM anterior).

2. É fácil para seus funcionários usarem?

Os representantes de vendas não são especialistas em software, portanto, seu CRM deve ser o mais amigável possível. Idealmente, o design e a interface devem ser intuitivos o suficiente para que todos em sua empresa possam aprender o sistema rapidamente e começar a usá-lo imediatamente.

Qual CRM tem os recursos de que você precisa?

Nossa planilha interativa compara os benefícios oferecidos pelo Zoho CRM, sua solução de gerenciamento de contatos existente e quaisquer outros CRMs que você está avaliando no momento.

3. Você pode usá-lo em trânsito?

Seu software de CRM deve ser acessível e fornecer uma experiência amigável de todos os dispositivos, incluindo telefones celulares, para que você possa se conectar às suas negociações onde quer que esteja.

4. Ele se adapta bem ao seu processo de vendas atual?

Implementar um CRM não significa mudar a maneira como você vende. Uma plataforma de CRM deve se moldar facilmente às suas práticas atuais, ao mesmo tempo em que adiciona ferramentas de automação e personalização que economizam tempo para ajudá-lo a vender com mais eficiência.

5. Ele pode importar seus dados de cliente existentes?

Ninguém começa do zero. Certifique-se de que o CRM que você está considerando facilita a importação de informações de clientes existentes, para que você não precise gastar semanas digitando manualmente seus leads, clientes em potencial e clientes atuais.

“Eu não fazia ideia do que era “CRM”, e muitos dos programas que eu estava examinando exigiam experiência em negócios para decodificar o manual do usuário. Zoho CRM é intuitivo. Saber como usar meu iPhone e Facebook parecia ser o único fundo de que eu precisava para começar!”

Bethany R.  Vice-presidente

6. Oferece relatórios personalizados e rastreamento de desempenho ?

Observe com atenção como o CRM extrai dados do cliente para seus relatórios. Que insights ele pode tirar do comportamento do cliente, das interações e da atividade da equipe? Os relatórios podem ser exportados e compartilhados? É fácil personalizar os relatórios do CRM para encontrar as informações mais importantes para sua equipe?

7. Ele se integra às ferramentas que sua empresa usa?

Sua plataforma de CRM deve permitir que você gerencie todas as suas atividades de vendas e dados de clientes em um só lugar. Ao escolher um CRM que se integra facilmente com seus programas de email, chat online e compartilhamento de documentos, você não terá mais que passar o dia alternando entre aplicativos e guias do navegador.

8. Posso realmente pagar por isso?

Os preços por usuário podem ser enganosos. Para muitos CRMs, esses baixos custos mensais não refletem todas as cobranças ocultas que você pode enfrentar ao longo do caminho.

Existem taxas exigidas para integração e treinamento? Você tem que pagar a mais por contatos adicionais ou capacidade de relatório? Existem encargos adicionais para armazenamento de dados? Todos esses custos extras podem explodir seus gastos anuais com CRM, portanto, certifique-se de fazer sua pesquisa com antecedência.

“Um grande ponto de venda para nós foram as integrações do Zoho CRM. Cerca de 70% da nossa comunicação é feita através do Google Mail, então como você pode imaginar, uma integração perfeita entre nosso e-mail e nosso CRM foi absolutamente crítica.”

Stephen S.  VP de Marketing

 

Qual é o próximo?

Agora que você sabe como o CRM agrega valor ao seu negócio, o que considerar ao avaliar diferentes CRMs e se sua empresa está pronta para adotar um, é hora de começar a avaliar suas opções e saber se Zoho CRM é uma boa opção.

Experimente gratuitamente por 14 dias ou entre em contato e fale com um de nossos especialistas em CRM. Teremos prazer em responder a quaisquer perguntas sobre como nosso sistema pode impulsionar o crescimento de sua empresa.

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