Como funcionam os mecanismos de pesquisa – Rastreadores da Web
São os Rastreadores da Web que finalmente trazem o seu site ao conhecimento dos potenciais clientes. Por isso, é melhor saber como esses mecanismos de pesquisa realmente funcionam e como eles apresentam informações ao cliente que inicia uma pesquisa.
Existem basicamente dois tipos de motores de busca. A primeira é por robôs chamados crawlers ou aranhas.
Os motores de Rastreadores da Web busca usam aranhas para indexar sites. Quando você envia as páginas do seu site para um mecanismo de pesquisa, preenchendo a página de envio obrigatória, o spider do mecanismo de pesquisa indexará todo o seu site.
Uma ‘aranha’ é um programa automatizado que é executado pelo sistema do mecanismo de pesquisa. Spider visita um site, lê o conteúdo do site real, as metatags do site e também segue os links que o site conecta.
O spider então retorna todas essas informações para um depósito central, onde os dados são indexados. Ele visitará cada link que você tem em seu site e indexará esses sites também. Alguns spiders indexam apenas um certo número de páginas em seu site, portanto, não crie um site com 500 páginas!
O spider retornará periodicamente aos sites para verificar qualquer informação que tenha sido alterada. A frequência com que isso acontece é determinada pelos moderadores do mecanismo de pesquisa.
Uma aranha é quase como um livro onde contém o índice, o conteúdo real e os links e referências de todos os sites que encontra durante sua busca, podendo indexar até um milhão de páginas por dia.
Exemplo: Excite, Lycos, AltaVista e Google.
Quando você pede a um Rastreadores da Web para localizar informações, ele está, na verdade, pesquisando no índice que criou e não pesquisando na Web. Diferentes mecanismos de pesquisa produzem classificações diferentes porque nem todos os mecanismos de pesquisa usam o mesmo algoritmo para pesquisar os índices.
Uma das coisas que um algoritmo de Rastreadores da Web verifica é a frequência e a localização das palavras-chave em uma página da Web, mas também pode detectar preenchimento artificial de palavras-chave ou spamdexing. Em seguida, os algoritmos analisam a maneira como as páginas se vinculam a outras páginas na Web.
Ao verificar como as páginas se vinculam, um mecanismo pode determinar sobre o que é uma página, se as palavras-chave das páginas vinculadas forem semelhantes às palavras-chave da página original.
Densidade da palavra-chave
A densidade de palavras-chave é um indicador do número de vezes que a palavra-chave selecionada aparece na página da web. Mas lembre-se, as palavras-chave não devem ser usadas em excesso, mas devem ser suficientes o suficiente para aparecer em lugares importantes.
Se você repetir suas palavras-chave com todas as outras palavras em todas as linhas, seu site provavelmente será rejeitado como site artificial ou site de spam.
A densidade de palavras-chave é sempre expressa como uma porcentagem do conteúdo total de palavras em uma determinada página da web.
Suponha que você tenha 100 palavras em sua página da Web (sem incluir o código HMTL usado para escrever a página da Web) e use uma determinada palavra-chave cinco vezes no conteúdo. A densidade de palavras-chave nessa página é obtida simplesmente dividindo o número total de palavras-chave pelo número total de palavras que aparecem em sua página da web.
Então aqui é 5 dividido por 100 = 0,05. Como a densidade de palavras-chave é uma porcentagem da contagem total de palavras na página, multiplique o valor acima por 100, ou seja, 0,05 x 100 = 5%
O padrão aceito para uma densidade de palavras-chave é entre 3% e 5%, para ser reconhecido pelos mecanismos de busca e você nunca deve ultrapassá-lo.
Lembre-se de que esta regra se aplica a todas as páginas do seu site. Também se aplica não apenas a uma palavra-chave, mas também a um conjunto de palavras-chave relacionadas a um produto ou serviço diferente. A densidade de palavras-chave deve estar sempre entre 3% e 5%.
Passos simples para verificar a densidade:
• Copie e cole o conteúdo de uma página da Web individual em um programa de software de processamento de texto como Word ou Word Perfect.
• Vá para o menu ‘Editar’ e clique em ‘Selecionar tudo’. Agora vá para o menu ‘Ferramentas’ e selecione ‘Contagem de palavras’. Anote o número total de palavras na página.
• Agora selecione a função ‘Localizar’ no menu ‘Editar’. Vá para a guia ‘Substituir’ e digite a palavra-chave que você deseja encontrar. ‘Substitua’ essa palavra pela mesma palavra, para não alterar o texto.
• Ao concluir a função de substituição, o sistema fornecerá uma contagem das palavras que você substituiu. Isso dá o número de vezes que você usou a palavra-chave nessa página.
• Usando a contagem total de palavras da página e o número total de palavras-chave, agora você pode calcular a densidade de palavras-chave.
Deve ter recursos para seu site
Apenas não se concentre na página inicial, palavras-chave e títulos.
O primeiro passo para as vendas é quando os clientes visitam seu site para ver os produtos que estavam procurando. É claro que a otimização do mecanismo de pesquisa e melhores classificações não podem manter seu cliente em seu site ou fazê-lo comprar. O cliente que visitou seu site, agora garanta que ele se interesse por seus produtos ou serviços e permaneça por perto. Motive-o a comprar o produto, fornecendo informações claras e inequívocas.
Assim, caso você venda mais de um produto ou serviço, forneça todas as informações necessárias sobre isso, podendo ser mantendo as informações em uma página diferente. Ao fornecer links adequados e facilmente visíveis, o cliente pode navegar para essas páginas e obter os detalhes.
Entendendo seu cliente-alvo
Se você cria um site que acha que atrairá clientes, mas não sabe realmente quem são seus clientes e o que eles querem comprar, é improvável que você ganhe muito dinheiro. O negócio do site é uma extensão ou substituição de uma vitrine padrão. Você pode enviar e-mail para seus clientes existentes e pedir que eles preencham uma pesquisa ou até mesmo enquanto navegam em seu site. Pergunte a eles sobre suas escolhas.
Por que eles gostam de seus produtos? Vocês dão desconto nos preços ou oferecem cupons? Seus preços são consistentemente mais baixos do que os outros? O valor do seu frete é mais barato? Você responde mais rápido às perguntas dos clientes? As descrições dos seus produtos são melhores? Suas políticas e garantias de devolução são melhores que as do seu concorrente? Para conhecer seu cliente, você pode verificar os registros do cartão de crédito ou solicitar que ele preencha um formulário de contato simples com nome, endereço, idade, sexo, etc. quando comprar um produto.
Seu site fornece informações de contato suficientes?
Quando você vende de um site, seu cliente pode comprar seus produtos 24 horas por dia e também seus clientes podem ser de outros estados que estão a milhares de quilômetros de distância. Sempre forneça informações de contato, de preferência em todas as páginas do seu site, completas com endereço para correspondência, número de telefone e um endereço de e-mail que chegue até você.
As pessoas podem precisar entrar em contato com você sobre vendas, informações gerais ou problemas técnicos em seu site. Também envie seu e-mail para outro endereço de e-mail se você não verificar a caixa de correio do seu site com frequência. Quando o cliente quiser comprar online, forneça opções suficientes, como cartão de crédito, PayPal ou outro serviço de pagamento online.