O Melhor Software de Email Marketing para 2020

Marketing por e-mail no desktop e no celular

O email marketing é uma ferramenta fundamental em qualquer caixa de ferramentas de marketing digital. Trabalhando com listas de contatos existentes para nutrir e engajar clientes em potencial, o marketing por email combinado com a automação por email pode ajudar a manter os clientes envolvidos, rastrear a jornada do cliente e aumentar as vendas. A popularidade dos boletins informativos por e-mail, que ajudam empresas e marcas a alcançar assinantes diretamente em suas caixas de entrada, ajuda a garantir alta visibilidade e envolvimento que poucos sites ou propriedades de mídia social conseguem. Ter uma ferramenta que possa atender às necessidades de marketing por email é fundamental para empresas de qualquer porte.

 

O que é Software de Email Marketing?

O software de marketing por e-mail pode gerenciar suas listas de contatos, ajudá-lo a projetar e enviar e-mails atraentes e controlar se eles foram abertos e lidos. A boa notícia é que não custa muito começar com o email marketing, nem é uma tarefa muito difícil. Muitas das soluções neste comparativo têm planos iniciais acessíveis e algumas até oferecem serviços de integração para novos clientes. Os 10 produtos que escolhemos também têm uma gama de artigos de autoatendimento e de base de conhecimento para ajudar a superar problemas comuns. 

À medida que as soluções de marketing por e-mail avançam, vemos uma variedade de opções, desde soluções de modelos baseados em texto que os profissionais de marketing podem criar rapidamente até modelos mais complexos de HTML  ou  JavaScript . Aproveitar o e-mail para marketing pode assumir várias formas, por exemplo, algumas empresas podem decidir que sua tática de marketing mais eficaz é um boletim informativo de valor agregado entregue a uma comunidade fechada de assinantes. Outros podem querer vincular seus e-mails diretamente aos mecanismos de produtos e vendas, fornecendo ofertas especiais e negócios aos destinatários.

Cada abordagem requer ferramentas diferentes quando se trata de criação do e-mail de origem, disseminação para destinatários específicos e integração com outros sistemas back-end, notadamente o sistema de contabilidade, o sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) e possivelmente até mesmo o  sistema de gerenciamento de estoque . 

As empresas podem gerenciar contatos mantendo uma lista de nomes e endereços de e-mail, ou podem criar um banco de dados complexo cheio de assinantes segmentados por fatias demográficas e níveis de envolvimento. O método escolhido depende apenas de quanto orçamento é alocado para a solução de software de email marketing.

Gráfico estatístico mostrando o crescimento do acesso à Internet móvel nos EUA em 2020 em 50,51 por cento

Várias soluções de marketing por e-mail mais antigas foram projetadas para se adequar a clientes de e-mail baseados em PC e desktop e, como tal, os modelos, bem como todo o design para a experiência de clique, foram refinados para telas maiores. Embora vários fornecedores de marketing por e-mail também tenham permitido a visualização de e-mails e boletins informativos em dispositivos móveis, a mudança para uma estratégia que prioriza o celular tem sido lenta, considerando que telas menores não devem ser deixadas de lado. De acordo com a empresa de pesquisa de mercado Statista, para os EUA em 2020, o tráfego da Internet móvel representou um total de  50,51 por cento de todo o tráfego da Internet (veja o gráfico acima).

Mais usuários estão interagindo com e-mail em dispositivos móveis, o que significa que eles podem acessar e-mails durante o dia e onde quer que estejam. Considere que os smartphones também evoluíram como soluções de pagamento móvel e permitem compras móveis graças a soluções como a integração do Apple Pay e Google Pay. Isso torna ainda mais vital comercializar no celular, oferecendo links diretos para vendas.

Apertar e-mails da área de trabalho para caber em telas menores é uma maneira segura de obter um temido pedido de cancelamento de assinatura. Os profissionais de marketing mais experientes não apenas abraçam uma miríade de oportunidades para lançar suas campanhas, mas também devem aprender as regras para criar e-mails eficazes para telas menores. Criar modelos eficazes voltados para usuários de celular não deve ser tão difícil, já que sites e blogs tiveram que dar um salto para designs móveis “responsivos”, que parecem igualmente bons em desktops ou smartphones, ou enfrentam a ira de algoritmos críticos do Google que ignoram seus sites completamente.

Compreender como os consumidores usam seus dispositivos móveis e a popularidade das experiências de rolagem infinita, como os serviços de compartilhamento de fotos e vídeos Instagram ou TikTok, prova que os consumidores valorizam as imagens com impacto e animações envolventes em longos fluxos de texto. Embora o texto ainda seja necessário, é melhor mantê-lo curto, agradável e direto ao ponto. Os profissionais de marketing por e-mail agora têm a oportunidade de criar novas oportunidades de vendas, bem como de contar histórias de marcas coesas em várias plataformas, e podem começar com uma ação de marketing por e-mail na hora certa.

Os profissionais de marketing também devem considerar o design para o Modo escuro, que se tornou uma convenção de interface de usuário (IU) popular adotada por sistemas operacionais de desktop e móveis. O Modo Escuro silencia as cores brilhantes e torna o texto e as imagens mais fáceis de ler graças aos fundos escuros. Há também um componente de economia de bateria no Modo Escuro que faz os dispositivos móveis durarem mais, iluminando menos pixels.

Por fim, a integração de links de mídia social, elementos e hashtags em e-mails e boletins informativos pode criar uma campanha de marketing mais coesa que torna o marketing por e-mail a plataforma de lançamento perfeita para atividades de gerenciamento de vendas e relacionamento com o cliente.

O papel da IA

A inteligência artificial  (IA) continua a ser um recurso importante à disposição de muitas soluções de marketing por e-mail. A IA melhora a mecânica do marketing por e-mail, como testes A / B e segmentação de público mais inteligente. Isso pode ter benefícios imediatos em termos de uso de aprendizado de máquina (ML) para melhorar a eficiência de suas estratégias de marketing para diferentes clientes e enviar o conteúdo certo para as pessoas certas.

Implementado corretamente, o AI ajuda a personalizar o conteúdo do e-mail até o nível do cliente individual, dependendo da quantidade de informações que você pode alimentar com seu CRM e sistemas de vendas. A IA oferece recursos fortes, o que significa determinar exatamente como um serviço de marketing por e-mail em potencial implementou a IA deve ser o critério principal para a maioria dos profissionais de marketing antes de comprar.

Em nosso resumo de análise de software de marketing por e-mail, testamos as principais ferramentas de marketing por e-mail disponíveis com base na facilidade de criar e-mails, criar listas de assinantes, definir  autoresponders e obter outras ferramentas de comunicação, como  gerenciamento de mídia social e web software de análise. Para esse fim, selecionamos Campaigner e Mailchimp como os melhores serviços de marketing por e-mail puro para seu foco e conjuntos de recursos. Se você precisa de uma ferramenta mais complexa que pode construir fluxos de trabalho abrangentes projetados para automatizar o processo de marketing por email, recomendamos HubSpot e Salesforce Pardot, que são mais bem servidos como  soluções complexas de automação de marketing .

A diferença entre eles é bastante profunda. Comunicações únicas versus interações prolongadas baseadas em e-mail. Por exemplo, as ferramentas de marketing por email são excelentes para comunicações pontuais. Você pode usar essas ferramentas apenas quando quiser enviar a alguém uma resposta automática por e-mail quando essa pessoa entrar em uma lista de assinantes, no aniversário ou quando você promover um novo produto ou serviço. Mas as ferramentas de automação de marketing são mais adequadas para interações prolongadas baseadas em e-mail ou campanhas indiretas. Isso pode incluir o rastreamento da jornada do cliente e os vários pontos de contato, desde o contato até o fechamento da venda. As ferramentas de automação de marketing oferecem recursos incríveis sempre que você deseja guiar alguém de uma lista de assinantes até a compra de um produto.

As próprias soluções de marketing por email estão evoluindo e se expandindo para ecossistemas mais amplos. Produtos como o Zoho Campaigns já alimentam uma ampla gama de serviços que incluem CRM, automação e até integração de mídia social. Seleção da Escolha dos Editores A Mailchimp se baseou em seu sucesso como um rolo compressor de email marketing para se expandir em hospedagem de domínio e site para oferecer uma infraestrutura de solução de marketing completa aos assinantes. O Salesforce Pardot também tem a vantagem de se direcionar para o ecossistema maior do Salesforce. A consolidação em um cenário mais amplo de soluções de marketing é uma tendência definitiva que vemos há vários anos. Isso significa que a seleção de uma solução não deve se basear apenas em seus recursos como uma ferramenta de marketing por e-mail adequada, mas também em como ela pode se estender para cobrir as necessidades gerais de marketing de uma empresa.

Pesquisando a gama de soluções

Os serviços de marketing por e-mail que analisamos variam de cerca de US $ 3 por mês para envio de 500 emails por mês no Zoho Campaigns até US $ 1.250 por mês para até 10.000 contatos no Pardot. Muitos planos de marketing por e-mail incluem envios de e-mail ilimitados a cada mês e cobram de você com base no número de assinantes. Se você tem uma lista pequena, procure uma empresa que ofereça um plano gratuito, um plano de baixo custo para várias centenas de assinantes ou até mesmo um plano pré-pago. Por outro lado, muitos desses serviços também oferecem planos de alto volume com até 100.000 ou mais contatos. Às vezes, isso requer um plano personalizado que deve ser combinado diretamente com um representante de vendas. Se você estiver disposto a se comprometer, procure as empresas que oferecem descontos se você pagar anualmente, em vez de mensal. Alguns também oferecem garantias de devolução do dinheiro.

Começar não deve ser assustador. Geralmente, você saberá imediatamente se gosta de uma interface de usuário (IU) ou não, e a maioria dos concorrentes que analisamos oferece testes gratuitos para que você possa pesquisar antes de gastar dinheiro. Felizmente, a maioria desses serviços tem gráficos de aparência moderna e layouts organizados. Essas não são as interfaces de usuário de software de negócios complexas de ontem. Porém, tenha cuidado, pois alguns testes gratuitos exigem um cartão de crédito. Isso significa que você precisa cancelar seu teste antes de ser cobrado, se não estiver satisfeito com o serviço.

Certifique-se de consultar o suporte técnico oferecido por cada uma dessas empresas, pois muitas não estavam tão disponíveis quanto gostaríamos. Você descobrirá que alguns oferecem suporte por telefone 24 horas por dia, 7 dias por semana, chat ao vivo e ajuda por e-mail, enquanto outros permitem que você conte com a documentação online e horários limitados de suporte ao vivo. Os melhores serviços oferecem uma combinação de recursos de ajuda de autoatendimento – onde você pode pesquisar FAQs e artigos para encontrar suas próprias respostas – bem como suporte ao vivo via chat ou telefone quando você não consegue resolver um problema sozinho. Cobrimos todas essas questões em nossas análises, além disso, você pode obter uma visão geral no gráfico de recursos acima.

As pequenas e médias empresas que estão começando com seu marketing por e-mail podem desembolsar um dinheiro extra para um processo de integração de luva branca, que pode valer o preço por ter tudo configurado de forma rápida e adequada na primeira vez.

Criação de campanha e gerenciamento de assinantes

Quer você já tenha uma lista existente de assinantes ou esteja começando do zero, os serviços de marketing por e-mail podem ajudar a organizar esses contatos. Todos os serviços que cobrimos permitem adicionar contatos manualmente usando copiar e colar ou fazer upload de arquivos CSV ou Microsoft Excel. Alguns se integram com software de terceiros, permitindo que você importe contatos do Gmail e outros contatos de webmail,  Salesforce  e outros dados de CRM ou outro software onde você possa ter contatos armazenados. Dependendo do tamanho e da localização da sua lista, a integração de terceiros pode ser fundamental. Verifique se você pode exportar contatos também (e como é fácil fazer isso) caso saia do serviço. Gerenciar usuários que cancelam a assinatura também deve ser fácil, para que você não entre em contato acidentalmente com alguém que tenha optado por não receber seus boletins informativos.

O próximo passo é criar um boletim informativo por e-mail. Os melhores serviços oferecem várias maneiras de fazer isso; você pode importar seu próprio HTML, começar do zero ou usar um modelo predefinido. A maioria desses serviços tem IUs de arrastar e soltar que permitem escolher exatamente os elementos que deseja incluir, bem como bibliotecas de imagens nas quais você pode armazenar ativos como seu logotipo ou fotos da empresa. Ferramentas que permitem que você teste seus e-mails em busca de spam também são essenciais, já que existem alguns termos aparentemente inócuos que podem enviar sinais de alerta e colocar todo o seu trabalho duro nas pastas de lixo eletrônico dos assinantes ou, pior, ter seus e-mails banidos antes mesmo de chegarem seus destinatários.

Gráfico do painel de automação de campanhas

Respondentes de e-mail e rastreamento de campanha

Além de enviar boletins básicos, os melhores serviços de marketing por e-mail oferecem autoresponders personalizados, que ajudam você a ficar em contato com seus contatos com e-mails gerados automaticamente com base em ocasiões especiais (como aniversário ou aniversário), e-mails de boas-vindas para novos assinantes ou agradecimento e-mails para compras recentes.

Os serviços de marketing por email mais avançados oferecem fluxos de trabalho personalizados onde você pode especificar gatilhos com base em ações (como abrir um email ou fazer uma compra) ou na inação (como ignorar emails). Com esses serviços, você também pode configurar uma série de e-mails (como tutoriais) a serem enviados a segmentos de usuários e pode pausar ou interromper uma campanha a qualquer momento. Você também pode mover contatos para novos segmentos, uma vez que tenham concluído os tutoriais.

É claro que o envio de campanhas não ajuda seus negócios, a menos que você possa rastrear seus sucessos e fracassos e fazer ajustes com base em seus aprendizados. Todos os serviços cobertos aqui oferecem algum nível de rastreamento, sejam dados simples de abertura e taxa de cliques, gráficos e estatísticas codificados por cores ou até mesmo integração com o Google Analytics.

Como uma empresa em crescimento, você também pode estar procurando por uma solução de CRM e descobrirá que os serviços mais avançados de marketing por e-mail começaram a se transformar em CRM. Faz sentido: os dois tipos de software lidam com o gerenciamento e a comunicação com os clientes. Alguns desses serviços são lojas completas, oferecendo marketing por email e CRM prontos para uso ou como serviços complementares.

Além do teste A / B, muitos pacotes de marketing por email agora oferecem testes multivariados, que envolvem o uso de várias variações de uma campanha para testar qual delas teve o melhor desempenho. Esses recursos ajudam os profissionais de marketing a definir melhor as campanhas futuras para o sucesso. Os serviços que oferecem esse recurso incluem Campaigner e Mailchimp. A otimização de mecanismos de pesquisa  (SEO) é outro fator a ser considerado ao implementar campanhas de marketing para sua organização. As palavras-chave certas podem levar seus assinantes da plataforma de e-mail para o seu site.

Quer você esteja procurando uma solução simples de email marketing ou uma com automação completa e recursos avançados de marketing, nunca houve mais em termos de variedade e seleção, não apenas em termos de preço, mas também em recursos de valor agregado e integração de ecossistema mais ampla. Isso torna o marketing por e-mail um dos segmentos mais interessantes e dinâmicos de software de soluções de negócios e tecnologia de marketing da atualidade.

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