6 Tendências emergentes de comércio eletrônico

Tendências de comércio eletrônico

Até o final de 2021 , o valor total das vendas de varejo do comércio eletrônico deve chegar a US $ 3,4 trilhões! No setor de comércio eletrônico altamente competitivo, a relevância deve ser uma prioridade. Um dia você está dentro e um dia você está fora. As empresas online devem estar constantemente cientes das maneiras de manter sua marca e seus produtos diante dos olhos de seus clientes .

Uma das melhores maneiras de fazer isso é simplesmente ficar alerta e atualizado com as tendências do comércio eletrônico. No entanto, sempre existe o risco de experimentar as últimas novidades.

Em última análise, quando se trata de experimentar tendências, é importante certificar-se de que todas as alterações feitas sempre tornam as coisas melhores para seus clientes.

Dito isso, existem atualmente algumas tendências significativas de comércio eletrônico das quais todo empresário online deve estar ciente (e considerar tirar proveito).

Vamos falar sobre seis dos maiores.

 1. O Google está se tornando um mercado online

A menos que sua marca seja superconhecida, a maioria dos clientes provavelmente chegará ao seu site por meio de pesquisas orgânicas ou pagas de itens que sua loja oferece. Portanto, para exibir seus produtos para mais clientes, você deve otimizar para o Google Shopping . Este é um canal de vendas extremamente poderoso – e pode ser um incrível hack de SEO para lojas online.

A integração de sua plataforma de comércio eletrônico com o Google Shopping criará um PLA (anúncio da lista de produtos) que automaticamente encabeçará as SERPs na guia Compras quando um cliente pesquisar um produto que corresponda à sua loja. Esta é uma notícia emocionante para lojas de comércio eletrônico que vendem produtos de nicho.

Na verdade, um estudo de caso recente descobriu que o Google Shopping ajuda a aumentar as conversões em mais de 17%.

O processo de configuração também é bastante simples. Você só precisa ir ao Google Merchant Center para se inscrever e, se sua loja online atender aos requisitos de anúncios, você pode começar a anunciar por meio deste canal lucrativo.

2. Os clientes estão comprando nas mídias sociais

A mídia social é muito mais do que apenas curtidas, compartilhamentos e fotos fofas de cães atualmente. Muitos canais sociais estão se transformando em mini motores de busca próprios – e 55% dos compradores online compraram um produto diretamente por meio de uma postagem social da marca.

Muitas plataformas estão tornando muito fácil para as lojas de e-commerce venderem diretamente por meio de suas páginas sociais atualmente com links embutidos. Isso significa que os clientes podem clicar em produtos específicos em uma postagem e ser direcionados diretamente para a página de um produto, tornando muito mais fácil impulsionar as compras por meio da publicidade online.

3. AR e VR estão se tornando mais comuns

Um dos maiores desafios que as lojas online sempre enfrentaram é o fato de seus clientes não poderem ver o produto antes de comprá-lo. Isso dificulta a venda de itens como roupas, móveis e outros acessórios que as pessoas desejam ver antes de comprar.

AR e VR estão ajudando a resolver esse problema, permitindo que os clientes experimentem os produtos virtualmente sem tocá-los fisicamente. Empresas como a Warby Parker lançaram um aplicativo que usa RA para que os clientes possam experimentar diferentes óculos antes de fazer o pedido.

A Amazon e a Ikea também usam tecnologia semelhante para que os clientes possam testar a aparência das peças de mobília em suas próprias casas.

As lojas de comércio eletrônico devem observar as maneiras pelas quais a tecnologia está revolucionando a experiência do cliente e considerar investir nesses sistemas digitais.

4. Produtos personalizáveis ​​são um grande sucesso

A personalização irá para o próximo nível com produtos totalmente personalizados para o indivíduo. Muitas lojas online estão aproveitando o conteúdo interativo – como questionários e pesquisas – para criar produtos totalmente personalizados que atendem às necessidades ou preferências de cada indivíduo.

Uma área onde essa tendência é especificamente prevalente é na saúde e bem-estar. Lojas como Curology e Gainful criam linhas de produtos totalmente personalizadas com base nas necessidades e objetivos de saúde do indivíduo, enquanto marcas como a Native usam um questionário interativo para criar um perfil de perfume personalizado que as pessoas podem comprar como desodorante ou sabonete líquido.

5. Opções de pagamento flexíveis para grandes compras

Se os produtos da sua loja tendem a variar no lado mais caro, pode ser difícil converter novos clientes simplesmente porque eles veem essa compra como um investimento mais arriscado. Uma tendência do comércio eletrônico que pode ajudar a combater isso é oferecer opções de pagamento flexíveis por meio de sistemas como Afterpay, Final e Affirm.

Esses serviços dividem automaticamente as compras grandes em pagamentos iguais menores ao longo de vários meses – tornando as compras grandes um pouco mais fáceis de engolir. Na verdade, os varejistas que oferecem Afterpay especificamente viram as taxas de conversão aumentarem entre 20% e 30%.

6. Empresas e consumidores estão se tornando mais atentos ao meio ambiente

Cuidar da terra não é mais apenas para abraçar árvores ou a geração do milênio. A maioria dos consumidores hoje em dia está muito mais consciente de seu impacto ambiental e deseja apoiar empresas que estão fazendo o melhor para reduzir a pegada de carbono.

87% dos consumidores concordaram que teriam maior probabilidade de comprar um produto de uma marca que oferecesse um benefício social ou ambiental – dando às empresas mais um motivo para serem verdes.

Muitas marcas de comércio eletrônico estão fazendo o possível para reduzir o desperdício de transporte usando materiais reciclados ou biodegradáveis ​​- como amendoins de embalagem que se dissolvem na água. Algumas empresas estão ficando super criativas aqui – como a Banish Skin Care, que envia produtos embrulhados em meias de marca (em vez de plástico-bolha) para reduzir o desperdício.

Conclusão

Embora as tendências surjam e vão, é importante que as empresas de e-commerce prestem atenção às que estão tendo impactos significativos na experiência e nas conversões do cliente. Embora essas tendências possam mudar e evoluir com o tempo, muitas lojas online estão obtendo retornos incríveis ao capitalizá-los.

Então, qual dessas últimas tendências você pretende testar?

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