10 motivos para contratar um sistema de CRM

Sua empresa está considerando mudar para um novo sistema de CRM ou já se comprometeu com um novo sistema de CRM. Qual é a sua estratégia de recursos de implementação – utilizando equipe interna, contratando consultores terceirizados ou uma combinação dos dois?

Mesmo para empresas que desejam assumir a propriedade interna total de um sistema de CRM, pode fazer sentido envolver recursos de consultoria externos para a implementação inicial de CRM.

Aqui estão dez razões para considerar o envolvimento de recursos de terceiros para parte ou toda a primeira fase de uma implementação de CRM.

  1. O custo de oportunidade do tempo da equipe interna

Analistas de negócios internos e desenvolvedores normalmente serão mais baratos do que recursos de terceiros – com base em um cálculo matemático puro do custo de mão de obra. No entanto, vale a pena considerar o custo de oportunidade de retirar um analista interno ou desenvolvedor de outro projeto ou retirar um recurso do trabalho no produto da sua empresa.

Se sua empresa desenvolve um produto de software, vale a pena perguntar se há mais valor geral em manter o desenvolvedor interno focado em melhorias e correções de bugs para o produto de geração de receita de sua empresa, em vez de envolver essa pessoa no desenvolvimento de CRM.

  1. Exposição às melhores práticas

Um dos fatores embutidos no preço dos consultores de CRM é o conhecimento acumulado de uma variedade de melhores práticas. Ao contratar uma equipe de consultoria externa, você não está apenas contratando pessoas que são tecnicamente certificadas no sistema de CRM de sua escolha. Você está contratando uma equipe de pessoas que encontraram uma ampla variedade de situações de negócios do mundo real ao longo de muitos anos e que viram em primeira mão quais estratégias e abordagens técnicas funcionam melhor e quais não funcionam tão bem.

  1. Design de sistema otimizado

Todos os aplicativos de CRM atuais possuem ferramentas poderosas de apontar e clicar para adicionar tabelas e campos e para criar relacionamentos entre tabelas. Mas, se esse poder chegar a mãos destreinadas ou inexperientes , o design do CRM pode rapidamente levar ao caminho errado. O resultado pode ser ineficiências de longo prazo em termos de interação do usuário, a capacidade de gerar relatórios significativos e muito mais.

  1. Conhecimento de sutilezas

Assim como o hambúrguer In-N-Out® tinha um menu secreto (que agora eles chamam de “não tão secreto”), alguns fornecedores de CRM possuem funcionalidades não divulgadas e gratuitas que podem ser disponibilizadas mediante solicitação. Os consultores externos provavelmente terão conhecimento sobre algumas dessas joias ocultas.

Além disso, os sistemas de CRM atuais têm uma funcionalidade tão profunda que às vezes é até difícil descobrir a funcionalidade bem divulgada. Um consultor externo pode ajudar a discernir quais áreas de funcionalidade devem receber mais foco.

  1. Código Pré-Desenvolvido

Para funcionalidades e integrações avançadas, consultores terceirizados geralmente possuem bibliotecas de código pré-desenvolvidas que podem acelerar o ritmo de desenvolvimento de CRM. Se um desenvolvedor interno for novo no ambiente de desenvolvimento do sistema CRM escolhido, ele precisará desenvolver todas as linhas de código do zero ou gastar tempo pesquisando técnicas de economia de tempo e / ou exemplos públicos de código.

  1. Mapas e scripts de migração de dados pré-desenvolvidos

Se os dados precisarem ser migrados de um gerenciador de contatos legado ou sistema CRM, um grupo de consultoria terceirizado pode já ter tido experiência na migração de dados do mesmo aplicativo legado que sua empresa está usando. Embora a migração de dados muitas vezes possa ser complexa , mesmo quando a experiência com um aplicativo legado entra em jogo, ainda pode haver uma economia significativa de tempo e um melhor resultado ao aproveitar a experiência anterior de uma equipe de consultoria externa.

  1. Aproveitando as soluções anteriores para problemas semelhantes

Embora os consultores terceirizados precisem gastar tempo aprendendo sobre o modelo de negócios específico de sua empresa, um consultor experiente provavelmente terá encontrado alguns problemas de negócios semelhantes aos de sua empresa durante contratos de consultoria anteriores. O consultor pode então sugerir abordagens comprovadas para resolver esses problemas de negócios em uma solução de CRM.

  1. Dificuldade quando garantida

Uma vez que um consultor externo não tem necessariamente que ser politicamente apropriado como um funcionário, o consultor pode ser capaz de pressionar mais a gestão do que um recurso interno quando um curso de ação solicitado não parece ser uma direção aconselhável ou tem o correto nível de prioridade.

  1. Recomendações de produtos de terceiros

Um consultor de CRM externo pode recomendar quais complementos de terceiros avaliar quanto à funcionalidade, como portal de parceiros , marketing por e-mail , automação de marketing ou integração de sistema legado. Isso pode economizar uma quantidade considerável de tempo de pesquisa interna.

  1. Treinamento

Muitas vezes, um terceiro pode fornecer um treinamento mais eficaz para o usuário final do que um recurso interno relativamente novo na solução de CRM, mesmo se essa pessoa for um treinador de software experiente. O treinamento do usuário tem seu próprio conjunto de melhores práticas que podem ajudar na adoção do CRM pelo usuário final .

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2 comentários em “10 motivos para contratar um sistema de CRM

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